Saúde de Ilhéus promove treinamento do Rede Cegonha

Iniciativa visa aumentar a segurança da mãe e do bebê desde o pré-natal até o período de resguardo
Arquivo JBO

O programa “Rede Cegonha”, instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), consiste numa rede de cuidados para assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada na gravidez, no parto e resguardo, bem como assegurar à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Seguindo essas orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) irá promover, no início de fevereiro, reuniões com os prestadores desses serviços com o intuito de reorganizar e humanizar os cuidados às gestantes, recém-nascidos e suas famílias.

Nesse sentido, o secretário Antônio Ocké diz que esse sistema contribui, ainda, para que as equipes e gestores possam identificar fatores que caracterizam a gravidez de risco, com o objetivo de promover a segurança da saúde da mãe e da criança, além de auxiliar na identificação de complicações responsáveis pelas principais causas de mortalidade maternal e perinatal. “Além disso, é utilizado como fonte de informação para a transferência de recursos relacionados aos novos exames do pré-natal”, informou.

Dessa forma, no dia 03 de fevereiro, a partir das 8 horas, acontecerá o treinamento prático com as Equipes Saúde da Família (ESF) nos bairros Nossa Senhora das Vitórias, Ilhéus II, Nelson Costa, Teotônio Vilela I e II, além da Unidade de Saúde Básica (UBS) Almiro Vinhaes e no Centro de Saúde Sarah Kubistcheck; às 10 horas do mesmo dia nas ESF dos bairros Conquista, Basílio, Alto do Coqueiro, Barra, Iguape e Salobrinho; às 13 horas, na ESF Zona Rural e nos Programas de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) dos bairros do Iguape, Banco da Vitória, e às 15 horas, nas Unidades de Saúde Básica (UNB) do Nelson Costa, Herval Soledade, Almiro Vinhaes e Euler Ázaro, assim como no Centro de Saúde do Banco da Vitória.

Já no dia 04, às 8 horas, o treinamento recomeça no ESF Nossa Senhora das Vitórias II, UBS do Centro Social Urbano (CSU), Iguape e Banco da Vitória; às 10 horas, nas UBS Nelson Costa, Herval Soledade, Vila Cachoeira, CSA do Hernani Sá e Euler Ázaro, além do PACS Almiro Vinhaes. No mesmo dia, às 13 horas, será a vez do ESF Nossa Senhora das Vitórias III, UBS do CSU, Teotônio Vilela III e IV, UBS do Iguape e CSA do Hernani Sá, e a partir das 15 horas, na ESF Nelson Costa II, Salobrinho II, Basílio II, PACS do Hernani Sá, UBS São Miguel e CS Sarah Kubistchek.